quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dicas: o que é pashimina, cachecol, estola, echarpe, xale e lenço

Agora que o friozinho chegou, muitas vezes pensamos em usar algum adorno no pescoço, costas e ombros!!! Mas com tantas opções as vezes não sabemos realmente o que queremos e se chamamos a peça pelo seu nome certo!! Por isso resolvi fazer este post...!! Então vamos lá!!!! 


cachecól é uma faixa retangular, estreita e comprida feita de tecidos como lã ou algodão. Podem ser feitos artesanalmente com pontos de crochê e trico e em geral são bem volumosos. Podem ser usados de diversas formas em volta do pescoço.


Pashimina não é o nome da peça, mas sim do tecido com que é feito - lã cashmere fina - mas muitas pessoas confundem e acabam usando este nome para outras peças/tecidos. As Pashiminas podem ser feitas em 100% cashmere, com misturas de seda e viscose e até mesmo com fios acrílicos. Geralmente são tipo um cachecol/manta, mas bem mais largos, e podem ser usados nas costas, no pescoço e nos braços.


echarp é uma faixa comprida, retangular e estreita (tipo o cachecól) mas é feita com tecidos mais leves como a seda, crepe, cetim e voile. Fica ótima para encrementar o visual e pode ser usada com roupas mais festivas (como vestido longo por exemplo). Pode ser usada em volta do pescoço ou caída nos ombros.

lenço é um pedaço de tecido de diversos tamanhos, podendo ser de algodão, cetim, seda e outros materiais, bem multifuncional! Pode ser usado em dias mais quentes (para proteger do sol) ou em dias frios, enfeita e da um "up" e em qualquer visual básico. Pode-se fazer diversas amarrações em volta do pescoço deixando a produção clássica ou até mesmo com estilo country!


xale geralmente é quadrado e usado dobrado ao meio na diagonal, mas também existem modelos retangulares e triangulares. É bem parecido com a manta, mas são bem maiores e podem ser feitos com tecidos quentes (tipo tricot e crochê) ou tecidos leves, com uma grande variedade de acabamentos, podendo ter bordados, aplicações e/ou franjas. São utilizados sobre os ombros ou até mesmo em uma parte maior do corpo. 



A estola é uma faixa larga de tecido, lã, pele sintética e outros materiais em formato retangular. É uma peça clássica, usada em volta dos ombros geralmente em eventos sociais como formaturas, casamentos e afins!

Espero que o post ajude a vocês!! rsrs qual vocês mais gostam de usar??? Eu tenho uma coleção imensa de lenços, e alguns cachecóis e echarps!! Adoroo tb!!!

Bjo bjoooooo pra vocês!!


fotos: reprodução
montagem: vitrine de idéias

24 comentários:

  1. Amei o post, volta e meia fazia confusão sobre cada peça!

    Bjoo
    http://adoroblush.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoreiii o post!! eu sempre me confundia...agora tirei minhas dúvidas!!!rsrsrssr...Achoo tão lindoss! Pena aqui em Aracaju fazer tanto calor...aí nem combina usar né...rsrsrsrs

    Beiiijooossss!!!!

    www.quantafrescura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. gostei bastante do post super explicativo.
    sou bastante adepta da echarp
    acho que deixa o look bem mais
    "original" rs'

    www.coisasdemoretti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. No momento to usando uma pashmina *-*
    No closet tenho ao menos 2 peças de cada um.
    amo esses adornos *-*

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa que post informativo ! MEUDEUS.
    É muito importante , quem nao sabe como eu , fica encabulada. rs
    Adorei

    Tem surpresa pra voce la no blog heim ?

    Beijoss

    http://attitudefeminina.wordpress.com
    @andressandr

    ResponderExcluir
  6. Amei as explicaçoes...nunca entendi ao certo as diferenças! Beijos.
    http://estilopoly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ahh super bem explicado flor!
    Agora aprendi!

    Beijoss

    Nara Borges
    www.segredosfashion.com

    ResponderExcluir
  8. Lu,

    Eu adoro esses tipos de acessórios...
    As informações deste post é muito interessante... Adorei!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. cachecol é um charme noo frio, tenho alguns que eu mesma fiz! rs
    estou de seguindoo!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oiii! Adorei o post, bem esclarecedor pois eu confundia um pouco! Adoro todos pois dão um charme ao look!
    Beijosss
    Li

    www.luxuriacosmeticos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Lu.
    P variar o blogger dando defeito...affe!rs
    Eu adorei as dicas, eu só não curto usar estolas... Não combina muito comigo!
    Adorei o post!
    Bjoooks,
    Patty.
    http://patty-coisinhasetal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu amo echarp. O modelo que você postou com a estampa print...aiii, está showww. Excelente post, Lú! bjus

    http://femmeselegantes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu uso os lenços qundo ñ é mto frioo e cachecol só, alguns cachecois são feitos por mim. :D
    bJOS
    Aline

    comprasdemulheres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ótimo post, esses nomes causam uma certa confusão msm...
    Mas adoro tudo, msm confudindo os nomes...haha
    Bjinho, Rafa.

    letreamiche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Uauuuuu, arrasou no post!!!
    É difícil mesmo definir o que é o que, né??? No dia em que fui postar a echarpe que comprei fiquei bem confusa, mas aí fui atrás das definições hehehe...
    Adorei o post pq ficou super claro e com ótimas ilustrações!!!

    Bjooooo!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adoro todos os estilos, amei o xale da 1ª menina e amo estola.
    BjoBjo;)

    ResponderExcluir
  17. adoro todos os tipos...haha
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir
  18. Que demais, flor! Tudo explicadinho! Eu gosto de tudo! Rs
    Bjs, Thá
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  19. Adorei o blog, vim fazer uma visitinha e virei seguidora. Espero em breve vc no meu Mundo!
    Enorme bjo e sucesso!

    ResponderExcluir
  20. Muitooooooo bom... pq eu sempre chamo tudo isso de lenço kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijokaaaaa
    Ge
    gematiuzzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu...

    só nao gosto muito dos Xales e da Estola...

    Bjsss e bom Finde.

    ResponderExcluir
  22. Eu chamo quase tudo de lenço
    não sabia as diferenças
    mas adorei o post
    nunca que eu ia saber
    da pashimina


    bjs

    ResponderExcluir
  23. Ótimo post! muito bem explicado!
    Eu gosto de todos e uso todos!

    Beijoss...

    http://mulheresmodernasprecisam.blogspot.com

    ResponderExcluir