Blush, batom, sombra e cremes têm vida curta; antes que a validade dos seus expire, veja como conservar melhor o seu acervo.

Mais da metade dos adultos usa cosméticos todo dia. Desses, 15% não sabem que eles têm data de validade e 66% admitem que conhecem os prazos, mas usam os produtos mesmo que estejam vencidos (Opinium Research).


As principais justificativas são o preço dos cosméticos e a sensação de "desperdício" ao jogar fora um produto que ainda não acabou. Quando a validade expira, há mais chance de crescimento de fungos e bactérias.

O uso de produtos contaminados também agrava quadros de acne e pode causar inflamação em pequenas feridas e lesões. Sempre que for aplicar maquiagem numa espinha ou cravo, use um cotonete. Evite usar o pincel ou a esponja, que podem ficar contaminados, espalhando bactérias para o resto do rosto.

Evite se recontaminar. Se você usou máscara (rímel) e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.

CONSERVAÇÃO
A validade da maquiagem varia de acordo com as condições de armazenamento.

Produtos que você leva na bolsa sofrem bastante por causa do calor e do transporte. Por isso, eles têm seu prazo de validade reduzido. Tente transportar apenas o necessário e troque esses produtos com maior frequência.


A consistência do produto também influencia a validade, quanto mais seco, mais resistente. Assim, a sombra em pó dura mais que a cremosa, que dura mais que a líquida. O mesmo vale para base, corretivo, delineador e blush.

A data indicada na embalagem costuma ser o "prazo mínimo", o período em que o fabricante garante que o produto pode ser usado. Depois disso, cabe ao consumidor avaliar os riscos. Quando o produto está com a cor modificada, fica separado em duas fases, com odor diferente ou causa irritação, deve ser jogado fora imediatamente.


O corretivo exige atenção especial. Por ser usado para esconder espinhas, ele fica contaminado por bactérias, que voltam para o rosto cada vez que o produto é usado.

Outros reis da troca de bactérias são os pincéis, devem ser lavado com frequência. (Molhe apenas as cerdas, coloque shampoo neutro na palma da mão e faça movimentos circulares com o pincel, enxagüe com água morna no sentido das cerdas, jamais molhe o cabo).

O rímel (máscara para cílios) tem vida ainda mais curta. A embalagem escura e a consistência líquida são ideais para as bactérias. Para aumentar sua duração, evite ficar "bombando" o pincel dentro do tubo. Isso leva ar para dentro do frasco e facilita ainda mais a vida dos micro-organismos.

QUANTO DURA CADA PRODUTO

Maquiagem para o rosto
6 meses para os produtos líquidos e dois anos para produtos em pó
Rímel
3 meses
Delineador e sombra
Para delineador líquido, 3 meses; sombras cremosas, 6 meses; lápis e sombras em pó, 2 anos
Batons e lápis de boca
2 anos. Batons de longa duração costumam ter uma validade mais curta porque contêm ingredientes que evaporam mais rápido do que os produtos tradicionais
Esmaltes
2 anos. As fórmulas dos esmaltes são especialmente sensíveis à umidade, então pelo menos eles devem ficar fora do banheiro
Perfumes
2 anos
Filtro solar
6 meses
Cremes para o rosto
6 meses
Produtos para o cabelo
1 ano

ONDE DEIXAR

O banheiro é o pior lugar para guardar cosméticos. O calor, o vapor e a pouca ventilação ajudam na proliferação de bactérias e alteram a composição do cosmético.

A melhor forma de guardar maquiagem é em bandejas forradas, em lugar seco, fresco e escuro. Uma penteadeira com gavetas no quarto ou o armário são as melhores escolhas.

A peça é confeccionada em madeira e revestida externamente em couríssimo e internamente em veludo lavável ou couro sintético, em diversas cores. Encomendas sob medida satisfazem as necessidades e o estilo de cada um, com Cristina Papazian pelo celular 011 9304 1092
______________________________________________________________


Gente e eu adorei a idéia das bandejas forradas rs Depois dessa matéria resolvi que preciso organizar minhas makes... pq tem coisas em necessaire, coisas em caixinhas kkkk uma bagunça... e além disso estão todas no banheiro!!!! 
E vocês, como guardam as makes?? rs
bjo bjo!!!